Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Primeiro peixe-boi da Amazônia nascido em cativeiro no INPA completa 14 anos

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/05/2012

Há 14 anos os tratadores do Projeto Peixe-boi da Amazônia do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) tiveram uma grande surpresa: ao esvaziar o tanque para ser realizado exame de biometria, pesagem e medida dos animais, levaram um grande susto, pois havia um bebê peixe-boi ainda envolto na placenta junto aos demais. Para o veterinário do Inpa, Anselmo d’Affonseca, esse foi um acontecimento importante para obtenção de mais informações sobre a biologia da espécie.

“A partir desse nascimento, começamos a ter dados sobre a interação de mãe e filhote, a composição do leite, da vocalização da mãe e filhote, da época de desmame, foi possível também começar a comparar o crescimento do Erê com os filhotes órfãos”, explica.


Nascimentos em cativeiro:

O Inpa é o pioneiro em reprodução de peixe-boi em cativeiro. Em 1998, nasceu o “Erê”, filho do segundo peixe-boi que chegou ao projeto em 1976, a fêmea “Boo”. Em 2001, “Boo” dá a luz a mais um filhote, mas natimorto. Em 2002, nasce o terceiro peixe-boi em cativeiro, uma fêmea, batizada de “Tuã”, filha da “Tucano” com o “Yanomama”.

Em 2004, nasce “Kinja”, filho da “Boo” com o “Tupi”. Em 2005, “Inaê”, de “Cambá” e “Yanomama”. Em 2010, nasce o terceiro filho legítimo da “Boo”, “Ayrumã”. Além dos filhos gerados por “Boo”, tiveram três adotivos: em 2010 a “Erapuã” e em 2011 ela adotou dois de uma vez: “Manaós” e “Tapajós”.


Projeto Peixe-boi da Amazônia:


O LMA do Inpa desde 1974 realiza atividades com peixe-boi da Amazônia, envolvendo estudos sobre biologia, ecologia, fisiologia e manejo da espécie. O Instituto possui um centro de resgate e reabilitação que se destina a recuperação dos animais e estudos em cativeiros.

O sucesso do programa de reabilitação no Inpa gerou um excedente de indivíduos prontos para retornarem à natureza, tornando viável a reintrodução no ambiente natural de peixes-bois cativos visando à manutenção das populações naturais da espécie.


Associação Amigos do Peixe-boi:

A Ampa é uma organização não governamental que surgiu da necessidade de promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, manejo do peixe-boi da Amazônia e de outros mamíferos aquáticos existentes na Amazônia: lontra neotropical, ariranha, tucuxi e boto-vermelho.

A Associação é conveniada ao LMA do Inpa, em Manaus (AM), e é patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Fonte: INPA