Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pesquisas na área de saúde foram apresentadas no Congresso de Iniciação Científica do Inpa

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/07/2012

Seguindo a programação do I Congresso de Iniciação Cientifica (I CONIC) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), ocorreu na tarde da quinta-feira (19/7) no Auditório da Ciência, localizado nas dependências do Bosque da Ciência, mais um ciclo de apresentações orais dos resultados dos trabalhos de bolsistas.

Os alunos seguiram explanando sobre suas pesquisas e os métodos utilizados para alcançarem os resultados desejados. Na subárea Saúde, a maior parte dos trabalhos apresentados tratou de assuntos relacionados a mosquitos transmissores de doenças virais, como o da dengue e da malária.

Um dos trabalhos apresentados foi do estudante Antônio Cardoso, orientado pelo pesquisador do Inpa Cristovão Alves da Costa, que tinha como linha de pesquisa a detecção do vírus da dengue direto dos vetores.

“A importância do nosso trabalho, é porque um diagnóstico prévio de onde está circulando o vírus na população de mosquitos nos faz tomar medidas de prevenção e impedir eventuais epidemias”, explica.

A estudante Bruna Quara, orientada pela também pesquisadora do Inpa Lucia Yuyama, explanou sobre sua pesquisa que tinha como objetivo avaliar a biodisponibilidade de ferro da farinha de tambaqui, obtida no laboratório do Inpa.

“Essa pesquisa foi feita visando um grande problema de saúde pública que é a Anemia”, explana.

Na opinião de Raquel Teles Sampaio, da Coordenação de Biodiversidade do Inpa, o I Congresso de Iniciação Cientifica (I CONIC) trouxe mais importância, valorizando mais os trabalhos.

“Se houver uma publicação é muito melhor, pois os alunos estão no início da carreira, e as publicações para quem é pesquisador são fundamentais. Portanto, essas pesquisas estando dentro de um congresso, já podem ser citadas como referencia em outros trabalhos”, afirma Sampaio.

O I CONIC é uma parceria entre o Inpa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento teve início dia 16 de julho e vai até, hoje, sexta-feira (20).

Fonte: Juan Mattheus