Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projeto Tartarugas da Amazônia lança Cartilha sobre conservação disponível online

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/10/2011

Com o título “O nascimento da irapuca”, o livro narra o nascimento da nova integrante (a irapuca) de um grupo formado por outros cinco quelônios também existentes na Amazônia: tracajá, iaçá, cabeçudo, mata-mata e a tartaruga-da-Amazônia. No livro, as autoras Adriana Terra e Fernanda Rodrigues contam de forma geral, sobre os perigos que os quelônios correm com a caça ilegal e de que forma o homem pode ajudar na conservação do meio ambiente, em uma linguagem regional e educativa, além dos vários de jogos educacionais no final da cartilha.

“Essa cartilha tem o objetivo de sensibilizar crianças e seus familiares sobre todas as questões que envolvem a conservação dos quelônios da Amazônia, procuramos usar os próprios quelônios e suas características básicas para mostrar um pouco de cada bicho e como o homem pode proteger o meio ambiente”, disse Terra.

Toda a história acontece em um cenário totalmente Amazônico, trata dos perigos e das aventuras que os animais passam para encontrar a nova amiguinha Irapuca, que acaba de nascer. As personagens possuem uma linguagem e um comportamento de uma criança de oito anos.

Cada personagem foi idealizado com base em peculiaridades dos animais, que possuem um perfil psicológico singular, afim de mostrar por meio do próprio desenho como cada animal interage com o meio ambiente. Como, por exemplo, o tracajá, que aparenta estar sempre mal humorado e vê a vida por um aspecto negativo, além de ser o mais sério do grupo. Já irapuca, que acabou de nascer na estória, é a caçula do grupo, muito meiga e dengosa e a menor de todos, uma característica real da espécie.

“O sucesso dessa cartilha nas escolas e em todos os lugares que distribuímos é tanto, que decidimos divulgá-la também em nosso site, a fim de que todos possam ter acesso e baixá-la, para que possamos difundir ainda mais a preocupação do nosso projeto com a conservação dos quelônios da Amazônia”, explica a educadora.

Conservação de quelônios na SNCT:

O Projeto Tartaruga da Amazônia também participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com painéis fotográficos, exposições, sala de vídeos e uma aula sobre conservação de quelônios.

O evento no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Inpa Portas Abertas, no pólo Aldeia do Conhecimento (Campus I), faz parte da SNCT, cuja temática é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”, com o objetivo de mobilizar e discutir com a população, em especial jovens e crianças, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta, além de soluções preventivas mais adequadas a serem apontadas em escalas locais e global.

Fonte: INPA / Liliane Costa

Endereço: