Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Examinar o corpo do animal regularmente ajuda detectar doenças graves

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/08/2010

Mas que um simples carinho, toques suaves e regulares fazem com que os proprietários estejam atentos as características físicas do animal e possam identificar nódulos, machucados, manchas e áreas sensíveis

Prevenir doenças por meio de toques regulares, que permitem conhecer o corpo, é um conceito amplamente difundido na medicina humana e deve ser aplicado também quando o assunto é a saúde dos animais domésticos. O conselho vem dos especialistas do Pet Care Hospital Veterinário.

“É muito mais fácil alguém que conhece as características físicas do seu animal de estimação perceber pequenas alterações, evitando assim que um problema de saúde se agrave”, diz a médica veterinária e diretora do hospital Carla Alice Berl.

A dica é simples, mas pode fazer toda diferença na prevenção de doenças como o câncer, a otite, as dermatites e alergias, o berne e outras infecções e inflamações.

“Semanalmente, o proprietário deve reservar um tempo para examinar o animal em busca de alterações incomuns”, ensina Drª Carla. O ideal, é que essa checagem seja feita como se fosse apenas uma seção de carinhos. “O animal deve estar deitado e relaxado. E o proprietário deve tocar o corpo do bicho, passando as mãos com suavidade por toda a pele”.

Além da pele, áreas como orelhas, abdômen, patas e mamas merecem atenção especial. “Nas mamas o ideal é colocá-las entre os dedos e fazer uma leve pressão. Nunca usando força!”, diz a diretora do Pet Care.

“Nos machos, é difícil o proprietário conseguir examinar os testículos, mas existem animais que permitem acesso a essa região. Nesses casos, é importante examinar também o local”.

Durante o toque, o dono deve buscar por nódulos, manchas, áreas sensíveis, machucados e sempre estar atento às características do animal. “Quando o toque é feito regularmente fica fácil perceber quando algo está diferente. É importante buscar orientação profissional sempre que algo anormal for encontrado”, alerta Drª Carla.

Para que o proprietário não esqueça, este processo pode estar associado à outro da rotina ao qual já está acostumado. Antes de um passeio ou de um banho, durante a escovação dos pelos ou brincadeiras, são momentos onde a checagem pode acontecer.