Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

A tartaruga da Amazônia é um animal ameaçado de extinção

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/11/2010

Como parte das atividades do 7º Amazonas Filme Festival, os atores Caco Ciocler e Cássia Kiss, convidados especiais do evento, visitaram na manhã da quarta-feira (10/11), as dependências do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), para realizar a ação ecológica em que respectivamente foram nomeados padrinho e madrinha da ação.

A iniciativa visa promover a conscientização ambiental sobre a espécie, além estreitar a parceria entre o Inpa e a Secretaria de Estado e Cultura (SEC), que já realizou ações ambientais com o Instituto em outras edições do evento.

Além da ação, os padrinhos irão conhecer também a Casa da Ciência, que abriga amostras das coleções do Inpa e curiosidades sobre a Amazônia.

Para a jornalista Cristina Botinelly, da Coordenação de Extensão do Inpa (COXT), a intenção é assumir cada vez mais o papel de conscientização, popularizando o trabalho do Inpa para a sociedade.

“A idéia é que o Inpa assuma essa liderança nessa área de meio ambiente, e possa ampliar a divulgação de suas pesquisas e sua biodiversidade para a sociedade, por meio de mídias como o cinema, por exemplo. Esse ano eles vêm apadrinhar uma espécie ameaçada de extinção, e essa ação é importante justamente para ajudar na conscientização”, explicou.

Tartaruga da Amazônia:

As tartarugas da Amazônia habitam no norte do Brasil (nas proximidades do rio Amazonas e seus afluentes) e em outros países da Amazônia como Bolívia Guianas, Colômbia, Peru e Venezuela.

O quelônio é o maior da América do Sul chegando a pesar na fase adulta 60kg (fêmea) com aproximadamente 60 cm de largura e 90 cm de comprimento, os machos são menores que as fêmeas.

O período de reprodução das tartarugas é de 45 a 60 dias, geralmente nos meses de setembro a dezembro, com uma reprodução média de 50 a 150 ovos, que são enterrados a uma profundidade de 50 cm. Sua expectativa de vida é de 100 anos, porém poucos filhotes sobrevivem e chegam à fase adulta

A luta contra o predador:

Além dos predadores comuns como jacarés, piranhas e alguns peixes grandes, a tartaruga enfrenta outro predador ainda maior, o homem. Os ovos e a carne do têm servido de alimento para o homem, o que diminui a espécie.


Fonte: INPA