Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

FERMAVI conquista certificado FAMI-QS

Editoria: Vininha F. Carvalho 26/06/2009

Com o anúncio a empresa torna-se 1ª do setor de microingredientes do Brasil a receber a certificação e garante a continuidade de fornecimento ao mercado europeu de nutrição animal, no qual já mantém importantes relações comercias com países como Alemanha, Holanda Rússia, Inglaterra, França, Bélgica entre outros.

A Fermavi, empresa associada ao Grupo Produquímica, e maior fabricante de derivados de Manganês para nutrição animal e vegetal do País, acaba de conquistar o Feed Additives and PréMixtures Quality System (FAMI-QS), sigla para Sistema de Qualidade para Aditivos Nutricionais e pré-Misturas.

O FAMI-QS é uma referência única para assegurar a qualidade e segurança de aditivos para rações no comércio com União Européia (EU) e representa um grande benefício tanto para os fabricantes dos aditivos como para seus clientes e sociedade em geral.

“Programas de certificação são aliados à legislação e contribuem para uma maior fiscalização da produção e qualidade do que se produz, evitando desta maneira contaminações e danos à saúde dos animais e consequentemente dos seres humanos”, avalia o Diretor Comercial, Franco Borsari.

Para se chegar até a certificação FAMI QS foram necessários um ano e meio de preparação e adequações, desde instalações físicas (ampliação de vestiários e sanitários, adequação de pisos das fábricas, ampliação de galpões, melhorias de processos e documentações, entre outros), até mesmo treinamento de pessoal, que configurou em uma verdadeira mudança de conceitos e cultura entre os funcionários.

Outra adequação foi a construção de um forno de redução para produção de monóxido de manganês em área isolada, completamente livre de contaminação cruzada (que recebe contato com qualquer outro tipo de matéria).

A capacidade deste novo forno é duas vezes maior do que os existentes e integra o ciclo produtivo em um só fluxo de direção (produção estocagem e expedição).

“Todo o processo para a obtenção da certificação teve início com a adoção da Instrução Normativa n.4 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que diz respeito às Boas Práticas de Fabricação (BPF). As auditorias ficaram a cargo da empresa SGS, uma das mais tradicionais e exigentes na auditoria internacional”, completa Borsari.

Fonte: Marina / Texto Assessoria