Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Eficaz método de controle da leishmaniose utiliza tecnologia recombinante

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/10/2008

A Hertape Calier Saúde Animal S/A, maior indústria de produtos veterinários da América Latina, lançou, no dia 22 de outubro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a Leish-Tec®, uma vacina revolucionária e inovadora, que garante a proteção eficaz contra a Leishmaniose Visceral Canina.

A vacina é produzida na única planta exclusiva para a produção de vacinas recombinantes do país e uma das maiores do mundo, localizada no município de Juatuba, há 45 km de Belo Horizonte.

Resultado de uma parceria com a UFMG, a Leish-Tec foi desenvolvida pelos conceituados professores Ana Paula Fernandes e Ricardo Tostes Gazzinelli, sendo o último um dos cientistas mais renomados do mundo em Leishmaniose.

A vacina, fruto do investimento de R$ 20 milhões e de pesquisas científicas realizadas pela Hertape Calier e UFMG, alia o uso de biotecnologia, resultando em um produto recombinante agregado às vantagens que este processo oferece à vacina.

A Leish-Tec entra no mercado como o mais novo e eficaz método auxiliar no controle da leishmaniose nos cães. Como toda vacina, ela tem o objetivo de imunizar o animal e impedir que ele se torne um reservatório de parasita.

“Por ser uma zoonose, doença transmitida dos animais para o homem, a partir do momento em que protege os animais e impede que estes se tornem um reservatório do parasita, consequentemente a vacina também diminui a incidência de leishmaniose nos seres humanos”, explica o veterinário e gerente de produtos da Hertape Calier, Vinícius Hermont.

De acordo com Hermont, a vacina é um marco na história da saúde em geral por se tratar de um método de controle eficaz contra a quinta maior endemia mundial, que se espalha de forma assustadora entre os animais e entre os seres humanos. “Para a saúde pública, a vacina significa a redução dos reservatórios da Leishmania, que atua como fonte de infecção para os seres humanos. É um método de controle contra uma doença que, apesar de alta incidência, não tem cura (o tratamento para os animais não é recomendado por não oferecer a cura definitiva, segundo o Ministério da Saúde e da Agricultura). Mais que isso, a Leish-Tec vai evitar o sacrifício de milhares de cães, diariamente”, ressalta ele.

Entre os principais diferenciais da vacina, estão a tecnologia empregada na sua produção, baseada na moderna técnica de Biotecnologia Molecular, fornecendo ao produto recombinante diversas vantagens; a sua composição, formada pela proteína A2 - eleita como um dos melhores antígenos capazes de induzir resposta imune protetora contra Leishmaniose Visceral Canina; a resposta imune induzida, que faz com que o animal, mesmo depois de vacinado, continue negativo nos exames sorológicos utilizados para diagnóstico da doença, não interferindo nos inquéritos epidemiológicos realizados e o fato dela não oferecer reações adversas de nenhuma natureza (dor, queda de pêlo no local, prostação), etc.

É importante ressaltar que para a produção da vacina também foi criado um canil biosseguro para testes de fases iniciais, estruturado pelo laboratório para execução dos testes referente à Fase II. Este, eleito como canil experimental modelo em nível nacional para testes controlados. A Leish-Tec será comercializada exclusivamente para médicos veterinários, sendo encontrada somente nas clínicas.



Fonte: Link Comunicação