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Parque da Chapada Diamantina lança concurso para escolha da logomarca

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/11/2008

A equipe gestora do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, acaba de lançar um concurso para a escolha da logomarca da unidade. A logo (que pode conter desenho e letras com imagens e o nome da unidade) será usada nos uniformes dos servidores, material gráfico, placas de orientação das trilhas e de identificação dos limites do parque.

Os interessados podem enviar as suas sugestões até o dia 31 de janeiro de 2009. As melhores propostas serão submetidas à votação da população dos municípios que integram o Parna.

A idéia do concurso partiu do Conselho Consultivo da unidade, criado há sete anos. A analista de ciência e tecnologia do Parque, Luanne Lima, explica que a logomarca dará identidade visual à unidade, importante para a sua divulgação.

“Ela será uma assinatura, um símbolo que remete aos atrativos e belezas locais. Por isso, os interessados em participar devem enviar desenhos que considerem de forma abrangente e objetiva os aspectos peculiares do parque”, adianta.

Os analistas do Parque da Chapada Diamantina esperam receber muitas idéias, inclusive de estudantes universitários dos cursos de design, desenho industrial e marketing, já que o concurso é aberto a qualquer pessoa física, com exceção daquelas que estão envolvidas direta ou indiretamente em sua organização. Os interessados podem participar com até três propostas.

“Não fazemos objeções em relação à técnica, nem limitamos o uso de recursos gráficos. O candidato deve estar atento, porém, à realidade socioambiental da região da Chapada Diamantina porque a logo deve refletir tanto as belezas naturais encontradas aqui, quanto os desafios que encaramos no dia-a-dia”, explica Luanne.

A analista acrescenta que não há necessidade de se justificar o conceito adotado na execução da proposta de logomarca. Quem optar por explicar a idéia deve enviar um texto de, no máximo, 30 linhas.

“Em relação ao tamanho, a logomarca deve ter 20cm x 20cm e ser apresentado em duas versões, uma colorida e outra monocromática em preto, mas ambas com fundo claro”, esclarece.

A equipe gestora do parque selecionará cinco propostas levando em consideração alguns critérios, como criatividade, originalidade e comunicação. Mas é a população da região que dará o voto final, elegendo o desenho que melhor representa o Parque.

“A participação social é fundamental para a gestão da unidade. Foi assim com nosso Plano de Manejo, elaborado com a colaboração de mais de 1,2 mil pessoas, e será assim na escolha do logotipo. Percorreremos os municípios Palmeiras, Lençois, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Itaetê com cédulas e urnas para promover uma votação democrática. Afinal, o Parque pertence a todos”, garante Luanne.

Fonte: ICMBio