Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Aprovado Plano de Utilização da Reserva Extrativista do Baixo Juruá

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/06/2008

O Plano de Utilização da Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, na cidade de Juruá (AM), foi aprovado pela comunidade da reserva. A resex é gerida pelo Instituto Chico Mendes. O Plano de Utilização baliza a elaboração do Plano de Manejo, documento mais completo que traz informações sobre o uso da unidade.

A expectativa é a de que o Plano de Manejo seja concluído e aprovado pelo ICMBio e pelo Conselho Deliberativo da Resex até o final do ano. A formação do conselho está em fase de aprovação pela Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável e de Populações Tradicionais (Diusp), do Instituto Chico Mendes.

Desde 2004, analistas ambientais vêm construindo, juntamente com a associação dos moradores, das comunidades da unidade e com instituições de pesquisa parceiras (Ufam e Inpa), o plano de manejo da reserva extrativista.

Ainda em 2004, a reserva recebeu apoio financeiro do Fundo Nacional de Meio Ambiente (MMA) e, a partir de 2005, do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.

A Reserva Extrativista do Baixo Juruá foi criada em 2001 e conta com uma área aproximada de 188 mil hectares, abrangendo os municípios de Juruá e Uarini, noAmazonas. A população tradicional residente, por volta de 700 pessoas, é formada por remanescente dos seringais existentes na época do Ciclo da Borracha.

Fonte: Instituto Chico Mendes