Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cremação de animais reduz riscos para o Meio Ambiente

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/05/2008

Independentemente da escolha por enterrar ou cremar o seu animal de estimação é preciso ficar atento aos danos causados ao meio ambiente, segundo afirma o veterinário Luiz Henrique Guimarães Franco, responsável pelo crematório Pet Memorial.

Apesar da cremação de animais domésticos já ser uma prática comum no Brasil, os números ainda são pequenos, mesmo com a vantagem de não poluir a natureza. O desconhecimento sobre os processos de cremação pode ainda ser fator de empecilho para que a prática cresça.

Pensando em preservar o meio ambiente e evitar a contaminação do solo, o Pet Memorial, um dos mais bonitos crematórios de animais de do mundo, atua no mercado desde 2000, permitindo que os proprietários tenham um local adequado para destinação dos corpos de seus animais.

O veterinário Luiz Henrique Guimarães Franco afirma que quando o proprietário opta por enterrar o seu animal, ele está gerando um grande risco para o meio ambiente, que pode ocasionar em: contaminação do solo, lençol freático, de poços artesianos, plantação e principalmente na transmissão de doenças ao seres humanos, como: brucelose, leptospirose, verminoses e até mesmo leishmaniose.

Além da cremação ser uma prática ecologicamente correta, através deste procedimento as cinzas podem ser armazenadas pelo proprietário em uma urna ou serem utilizadas na agricultura para adubar o solo.

Até a fumaça proveniente da cremação não possui poluição ambiental, já que é monitorada por órgãos representativos, como: Ibama e Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

O proprietário não precisa mais se preocupar aonde deixará o corpo do seu animal de estimação, já que o Pet Memorial por ser uma das referências na cremação de animais domésticos oferece todo o conforto para que o dono se despeça do seu melhor amigo sem transtornos em um bonito espaço que agrega infra-estrutura de ponta com: capela de São Francisco de Assis, salas de velório, cinerário, urna, além do serviço remoção domiciliar ou em clínica veterinária.

Para se associar, basta adquirir o plano de assistência funerária, que é um título onde beneficia tanto o bichinho quanto o proprietário que ganha o cartão de identificação do seu pet e o cartão do Clube Pet Memorial, obtendo assim, descontos na rede credenciada ao clube em clínicas veterinárias e nas pet shops cadastradas nas cidades da região metropolitana de São Paulo, ABC e da Baixada Santista.

Em casa :

- Quando um pet vem falecer em casa, especialmente de causas naturais, o corpo precisa ser removido o quanto antes a fim de se preservar, ao máximo, o lado emocional da família.

- Para evitar isso, você pode recorrer ao serviço 24 horas do Disk Pet Memorial (11- 4343-0000). Em até três horas (Grande São Paulo e Baixada Santista), um veículo especial estará em sua casa para a remoção do corpo. O animal será enviado para o Pet Memorial em São Bernardo do Campo e colocado em ambiente refrigerado até a definição de como ele será pranteado.

- A equipe especializada do Pet Memorial orientará sobre as diversas maneiras como o pet poderá ser cultuado: ato ecumênico, velório, tipo de urna, espaço para visitas no cinerário, atestado de cinzas e etc.

No Veterinário:

- Na clínica, a remoção poderá ser feita pelo Pet Memorial.


O Pet Memorial está localizado na Av. Sadae Takagi nº 860 - Rodovia dos Imigrantes - Saída Km 20- São Bernardo do Campo, São Paulo.

Fonte: Cleinaldo Simões Assessoria