Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Reserva Biológica do Gurupi ajuda Secretaria de Saúde a combater a leishmaniose

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/01/2008

Uma iniciativa de caráter socioambiental e de saúde pública. Assim a Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão, desenvolve, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Açailândia, ações de combate à leishmaniose nas comunidades do entorno da unidade. Há muitos casos da doença na região.

Monitores contratados pela unidade visitam as áreas de ocorrência da doença, entrevistando crianças e adultos. Por meio dessas entrevistas, a direção da reserva fez um levantamento da situação da população local, em especial dos moradores do assentamento Horizonte Azul.

Os dados coletados revelaram o número de crianças e adultos infectados e a quantidade de animais suspeitos de terem transmitido a doença. A partir desses dados, a Secretaria de Saúde de Açailândia foi acionada e iniciou o atendimento aos doentes. A iniciativa ajuda não apenas na melhoria da qualidade de vida da população, mas também favorece o meio ambiente.

A leishmaniose, ou calazar, é uma doença causada por um protozoário (microorganismo) denominado leishmania, que acomete cães, canídeos (lobos), roedores silvestres e o homem. A transmissão ocorre por meio da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalpis) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigüi e outros. O Norte e Nordeste do Brasil concentram a maioria dos casos de leishmaniose.

Fonte: Instituto Chico Mendes