Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Seis cavernas são descobertas em Goiás

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/01/2008

Equipe formada por espeleólogos do Ibama em Goiás, com apoio do Batalhão Ambiental, voltou aos municípios de Posse e Iaciara, na região nordeste do estado para detalhar atividades de monitoramento e validação das seis novas cavernas naturais subterrâneas encontradas na primeira expedição ao local, realizada em agosto.

Das seis novas cavidades, a Caverna do Messias despertou interesse especial, pela existência, em seu interior, de diversas cascatas. Além disso, seu conduto principal passa abaixo do nível de um rio. Até agora os espeleólogos do Ibama/GO cadastraram 44 cavernas em suas expedições na região.

Caverna Coruja Branca :

Nesta segunda etapa, as cavidades descobertas foram exploradas visando um maior detalhamento de suas áreas. Entre as descobertas, destaca-se a Gruta Coruja Branca - batizada com este nome por encontrarem o ninho deste animal na entrada. A exploração desta caverna, ainda que parcial, resultou no desenvolvimento linear superior a 650 metros.

No decorrer dos trabalhos, as cavidades de maior relevância foram identificadas e receberam plaquetas na entrada. Goiás, pelo potencial cárstico da região, detém o segundo maior patrimônio espeleológico descoberto do país.

A atividade de monitoramento e validação das cavidades naturais subterrâneas, desenvolvidas pelo Núcleo de Espeleologia do Ibama/GO, buscam o cumprimento da legislação ambiental específica, que exige a implantação de um Canie - Cadastro Técnico de Informações Espeleológicas.

Tal trabalho é significativo, em função da dimensão e da importância ambiental dos sistemas cársticos para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos. Esse levantamento auxilia na prevenção contra o avanço da degradação ambiental, promovida em virtude de atividades econômicas impactantes ao ecossistema cavernícola.

Fonte: Ibama