Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Programa Ser Voluntário realiza plantio de árvores e revitaliza praça em Santa Cruz Cabrália

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/12/2007

Voluntários da Veracel e de empresas parceiras colocaram as mãos na terra e, junto com as crianças de Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, revitalizaram a praça local. A ação foi promovida em 5 de dezembro e celebrou o aniversário de um ano do Programa Ser Voluntário.

Cerca de 50 voluntários se dividiram entre as 27 equipes, que contavam com uma liderança da comunidade e sete crianças, e fizeram da atividade de plantio uma grande diversão. Os colaboradores também realizaram a limpeza do local, distribuíram lanche para as crianças e ergueram as cercas que irão proteger as árvores.

Ao final do evento, as cerca de 300 crianças que participaram do plantio fizeram a festa com a recreadora Edna Matos, que realizou um show com muita música, brincadeiras e alegria no coreto da praça.

Consciência ambiental:

Além de lúdica, a ação do Ser Voluntário desperta a consciência ecológica dos participantes. “Fui convidada para ser a líder de um dos grupos e adorei! A nossa praça estava muito abandonada. Com as árvores, ela vai ganhar mais vida e ficar mais bonita”, comentou, com empolgação, Luciana de Jesus Marinho, 15 anos, aluna da Escola Estadual Frei Henrique de Coimbra.

O estudante da Escola Municipal Clemenceau Teixeira, Mikael Barbosa, 11 anos, que fazia parte do grupo de Luciana, concorda com a líder: “A praça vai ficar mais bonita, será melhor para brincar e ter sombra.”

Camila Miranda Oliveira, 9 anos, participou da ação e achou tudo muito divertido. “Foi muito legal, aprendi a plantar árvores e também a importância de cuidar das plantas, pois elas precisam de nós.”

Para Zaqueu Nazarthi Jesus, 10 anos, o plantio foi uma verdadeira brincadeira. “Eu me diverti muito, é legal plantar árvores. Depois, elas ficam com uma placa com nosso nome e podemos cuidar delas”, finalizou. Camila e Zaqueu também são alunos da Escola Clemenceau Teixeira.



Sobre a Veracel:

A Veracel é um projeto integrado de produção de celulose, que inclui desde a formação da floresta até o escoamento da produção final, pelo Terminal Marítimo de Belmonte (BA). Sob o controle de dois acionistas – Aracruz Celulose S.A. (Brasil) e Stora Enso (conglomerado sueco-finlandês) –, iniciou suas operações industriais em maio de 2005. Sua fábrica está instalada entre os municípios de Eunápolis e Belmonte, no extremo sul da Bahia. Considerada uma das mais modernas do mundo, tem capacidade nominal de produção de 900 mil toneladas por ano.

A empresa tem áreas em dez municípios baianos para as atividades florestais: Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em 2006, primeiro ano completo de operação industrial, a Veracel alcançou uma produção total de 976,3 mil toneladas de celulose.



Fonte: RP1 Comunicação