Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

"Sua majestade, o elefante" , apresenta duas histórias ternas sobre este mamífero

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/05/2007

Um rei de porte e de direito.Se tivesse que haver um soberano na mata africana, com certeza não seria o leão, e, sim, o elefante. É este grande e sensível paquiderme que determina a ecologia do local e tem muito a nos ensinar.

Duas histórias divertidas e ternas sobre esse enorme e simpático mamífero recuperam as antigas lendas africanas e os contos transmitidos de geração em geração na região de Shona, no sudeste de Moçambique.

Desde pequena, Luciana Savaget tinha como animal predileto o elefante. Foi o primeiro desenho que aprendeu e afazer na vida. E até hoje a única coisa que sabe rabiscar são as orelhas e a tromba do elefante.

Tamanha paixão a levou para conhecer a África, berço desse mamífero tão imponente, mas que passa a impressão de ser tão frágil e desprotegido.

Em Sua Majestade, o elefante, ela conta duas histórias divertidas e ao mesmo tempo ternas sobre esse enorme e simpático paquiderme, que recuperam as antigas lendas africanas e os contos transmitidos de geração em geração na região de Shona, no sudeste de Moçambique.

Naquele pedaço do mundo, os habitantes acreditam em tudo o que é sobrenatural. Dizem que os espíritos servem para proteger as pessoas, e muitos fenômenos misteriosos são associados aos animais.

Na primeira história, descobrimos que nem sempre o leão foi o Rei dos Animais. Antes dele, a majestade era o elefante, cujas qualidades morais, como justiça, honradez e imparcialidade, são tão grandes quanto seu tamanho físico, a ponto de ser querido e respeitado por todos os demais bichos. Descreve também as tentativas do leão, o único súdito que desrespeitava o rei, de usurpar-lhe o trono.

A segunda história fala sobre como o elefante ganhou sua tromba comprida. Pobre animal... Atacado por um crocodilo, teve seu pequeno focinho espichado até ficar enorme, de um jeito tão doloroso. Mas, depois de um tempo, o que era gozação e vergonha passou a ser vantagem e motivo de inveja pelo restante da manada, quando todos descobriram como a tromba longa era útil...

Antes das duas histórias, a autora fala de curiosidades a respeito deste animal, que vem impressionando o homem não apenas por causa do porte e da força, mas também pelo nível de inteligência, dos mais elevados no reino animal. Não é à toa que se costuma dizer: “Essa pessoa tem memória de elefante”.

Infelizmente, por causa de seus dentes grandes e curvos de marfim, um produto muito valioso para a fabricação de objetos de arte e decoração, esses bonachões do reino animal são cruelmente caçados e mortos.


Serviço:

Título: Sua majestade, o elefante
Autora: Luciana Savaget Teixeira Leite
Ilustradora: Rosinha Campos
Editora: Paulinas /
Páginas: 32

Fonte: Editora Paulinas

Endereço: