Editoria: Vininha F. Carvalho 03/11/2006
O Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama em Minas Gerais aprendeu 315 aves em criadouro comercial localizado no bairro Eldorado, no município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A equipe realizava vistoria de rotina, em conjunto com a Polícia Ambiental, quando encontrou diversas irregularidades no local.
A operação resultou na autuação do responsável pelo criadouro e na apreensão das aves que, aparentemente, apresentaram características de maus tratos. Dois médicos veterinários foram ao local para avaliar o estado de saúde das aves, que em sua maioria eram pássaros canoros. Entre as aves apreendidas estavam o Pixoxó (Sporophila frontalis) e Pintasilgo Baiano (Carduelis yarrellii), espécies ameaçadas de extinção. Também foi encontrado no estabelecimento provas que demonstravam a adulteração de anilhas e venda ilegal de animais.
O criadouro tinha certificado do Ibama, mas terá seu registro cassado, em função das irregularidades. A operação foi realizada na manhã dessa quinta-feira e contou com a participação de oito técnicos do Ibama/MG, como biólogos e veterinários.