Editoria: Vininha F. Carvalho 25/02/2006
Uma campanha para tentar sensibilizar o turista a não comprar animais silvestres em sua estada no litoral paranaense está sendo lançada por órgãos de proteção ao meio ambiente até este sábado (25/2) em três pontos de acesso às praias do estado.
A “Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres no Litoral do Paraná” está sendo realizada pelo Ibama do Paraná, por meio dos Núcleos de Fauna e de Educação Ambiental, SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental e Ecomundi Consultoria Ambiental Ltda.
As equipes distribuirão materiais educativos (adesivo, folder, imã de geladeira e lixinho para carro entre outros, em três pontos estratégicos do litoral do Paraná: Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual da Estrada da Graciosa (Quatro Barras); Posto de Fiscalização do Batalhão da Polícia Florestal na estrada de acesso à Guaraqueçaba (Antonina) e no Posto de Embarque de Paranaguá, com destino à Guaraqueçaba e às ilhas do Mel, Peças, Superagui. A ação envolve além de técnicos das instituições envolvidas, voluntários que serão capacitados por técnicos do Ibama e da SPVS para auxiliarem na campanha.
A proposta é da Câmara Técnica de Conservação do Conselho Consultivo da APA - Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba que reúne órgãos do governo e entidades não governamentais. De acordo com os organizadores da campanha pretende-se com a iniciativa, buscar uma relação permanente de cumplicidade, entre as instituições e representantes comunitários do Conapa (Conselho Gestor da APA de Guaraqueçaba), junto à sociedade paranaense que freqüenta as áreas de domínio da Mata Atlântica que, por sua vez, é uma região prioritária para conservação.
A campanha conta com o patrocínio de Criadouros e Zoológicos da Fauna Silvestre Registrados no estado e tem como parceiros o IAP -Instituto Ambiental do Paraná; Batalhão de Polícia Florestal do Paraná; IEPR - Instituto de Ecoturismo do Paraná; Prefeitura de Paranaguá e Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo os especialistas em fauna, envolvidos na campanha, o verão, onde o litoral recebe milhares de turistas, coincide com o período reprodutivo de muitas espécies de animais silvestres tendo como exemplo papagaios, periquitos, canário-terra, saíras, macacos entre outros.
De acordo com o superintendente do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, a importância de uma campanha pública contra o tráfico de animais silvestres reside no fato de que a maior parte dos animais silvestres comercializados tem como destino o cativeiro doméstico.
“Essas pessoas muitas vezes acabam comprando exemplares da fauna brasileira sem saber que incorrem em um crime ambiental”, disse.